sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ATLETAS AFIRMAM QUE CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA ATRAPALHA A CARREIRA


  • Julio Cesar comemora título brasileiro após empate contra o Palmeiras
  • Julio Cesar comemora título brasileiro após empate contra o Palmeiras
  • Crédito da imagem: Marcos Ribolli/Globoesporte.com
  • O que os goleiros Júlio César, do Corinthians, e Victor, do Grêmio têm em comum além da profissão? Famosos e bem sucedidos, ambos concordam em um ponto para manter a carreira em alta: o consumo de bebidas alcoólicas pode atrapalhar o desempenho dentro de campo.
  • No futebol, exemplos não faltam de atletas que acabaram prejudicados profissionalmente por ter uma vida social bem ativa. E com as festas, vem a bebida. Agora com 27 anos, o goleiro Júlio Cesar, do Corinthians, garante que não bebe desde cedo. Apesar disto, acredita que a bebida pode ser consumida por um atleta, mas com moderação.
  • - Eu não bebo, então não me atrapalha porque eu não faço uso. Eu acredito que tudo que é feito com moderação não atrapalha. Se você toma um copo em casa, eu acredito que isso não irá atrapalhar. O excesso é o que prejudica alguns atletas. Já tive companheiros que se prejudicaram por bebidas, por noite e até por drogas. Não dou nomes, mas sabemos que têm atletas com este problema - disse em entrevista exclusiva ao SPORTV.com.
  • Camisa 1 do Grêmio, Victor revela que raramente bebe, mas acredita que tudo que é feito de forma exagerada pode ter um reflexo negativo dentro de campo.
  • - Bebida e esporte são coisas que não combinam. O atleta depende do seu corpo. E se o seu corpo não está bem, ele tem algum déficit, que é o que a bebida te causa, você não vai estar bem. Se você comete exageros isso vai interferir dentro de campo. Quando estamos em hotéis, a serviço do clube, você não pode solicitar bebidas. Então tem um certo controle enquanto se está dentro da concentração ou está à disposição do clube. Mas é algo que poderia ser um pouco mais trabalhado porque realmente tem influência não só na carreira, na parte física, mas também na vida social de cada um - explica o goleiro Victor.
  • Fora do campo, o ex-jogador César Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras, busca conscientizar os atletas do perigo do excesso de bebidas em suas carreiras.
  • - Atrapalha quando você não bebe moderadamente. Acho que quando você bebe socialmente, entendo que não. Até faz parte depois do jogo, do estresse dos jogos. Mas o nosso calendário é complicado. Não é só o efeito do álcool. Você acaba retardando uma recuperação. Para um calendário no qual você joga duas vezes por semana, você trabalhará para o organismo ter que recuperar esta parte.
  • No clube paulista, César descobriu que os atletas têm outras preocupações. Se não for controlada, a alimentação também pode ser uma vilã e atrapalhar na mesma proporção da bebida.
  • - Geralmente quando voltamos dos jogos, parávamos nas churrascarias e era liberada a picanha e a cerveja. Aí, uma nutricionista fez um trabalho de conscientização sobre o efeito da gordura da picanha e da cerveja no organismo do jogador. Para o atleta, que perde dois quilos por partida, isso é uma arma. Ela falou que naturalmente demora-se de sete a oito dias para eliminar as toxinas do álcool e esta gordura.
  • Bicampeão mundial pelo São Paulo e campeão da Copa de 1994 pela Seleção Brasileira, o ex-jogador Müller garante que bebia durante os anos em que jogava e nunca se sentiu prejudicado.
  • - Quando eu jogava eu bebia sim, mesmo porque eu fui jogar no futebol italiano e na cultura italiana você toma vinho todos os dias. Eu aprendi a tomar vinho na Itália e até hoje eu tomo o meu vinho. Eu acredito que a bebida no futebol não atrapalha, desde que seja uma coisa moderada.
  • Mas o ex-atacante, que jogou na Itália por três anos, afirma que o atleta deve ter moderação.
  • - É muito diferente a cultura da Itália do Brasil. Lá você toma vinho na concentração. É claro que os jogadores italianos têm prudência, eles não tomam uma garrafa sozinho. Nunca conheci um jogador italiano alcoólatra. A nossa cultura não deixa você tomar vinho na véspera do jogo. Mas o importante é que o jogador saiba que ele tem que se preservar na véspera do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário